PIEL Canoagem

PROGRAMA DE INCENTIVO AO ESPORTE E LAZER -PIEL
ESCOLA DE CANOAGEM


A Secretaria Municipal dos Desportos, SMD, através do Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer, PIEL, firmou uma parceria com a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia, ACCE, para ampliação e qualificação da modalidade de Canoagem em Cachoeira do Sul.

A parceria temo objetivo de ampliar as ações esportivas de alto rendimento e lazer  já desenvolvidas pela ACCE. A parceria conta também com o apoio da Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, e Clube de Caça e Pesca onde serão instalados os Núcleos de atendimentos a crianças e adolescentes.

O projeto será realizado em dois núcleos com aulas teóricas e práticas sobre a  modalidade de canoagem e contará com atividades de lazer e competição de acordo com o interesse e desenvolvimento de cada aluno. Práticas ambientais, sociais e o desenvolvimento da cidadania também são o objetivo desta parceria.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Crianças e adolescentes a partir dos 10 anos de idade.

ONDE SE INSCREVER?
Os interessados podem fazer a inscrição na Secretaria Municipal dos Desportos, na Rua Ramiro Barcelos n° 2121; ou nos dois núcleos onde são realizadas as aulas: Núcleo Caça e Pesca na Rua Antônio Gomes Pereira n° 1605, ou no Núcleo ULBRA na Av Martinho Lutero S/N. 

ONDE E QUANDO SÃO REALIZADAS AS AULAS?

Núcleo Caça e Pesca: Localizado na Rua Antônio Gomes Pereira n° 1605; as aulas são realizadas junto ao Rio Jacuí; o Professor Responsável é Raufer Costa. Confira os dias e horários de atividade:

Data
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Horário
8h00 min.
12h00 min.
Turma 01
Treinamento
----------------
Turma 02
Treinamento
Turma 03
Treinamento
-----------------
13h30min
17h30min
Turma 04
Treinamento
Turma 05
Treinamento
Turma 06
Treinamento
Turma 07
Treinamento
Turma 08
Treinamento

Núcleo ULBRA: Localizado na Av. Martinho Lutero S/N, junto ao Campus da ULBRA Cachoeira do Sul; as aulas são realizadas junto ao lago da ULBRA; o Professor Responsável é Fabiano Miguel. Confira os dias e horários de atividade:

Data
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Horário
13h30min
17h30min
Turma 04
Treinamento
-----------------
Turma 06
Treinamento
------------------
Turma 08
Treinamento

CONHEÇA O PROJETO E SUAS ATIVIDADES

“Não é pela canoagem, é pelos jovens.
Não é para formar um time para um campeonato.
É para formar jovens campeões.
Jovens que serão fortes para sempre.
Não só na água, mas na vida.”


Adaptação do texto de Larry Gelwix.

Com este pensamento a ACCE trabalha e desenvolve suas atividades dentro do Projeto Canoagem, onde toda e qualquer criança pode ser aluno.
  
O Projeto  Canoagem tem por objetivo oportunizar a crianças e adolescentes a prática do esporte através da modalidade de canoagem, a educação com ênfase em ações ambientais e o exercício da cidadania.

O Projeto Plantar baseia-se no Artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente o qual citamos:

" Art. 4° É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referente à vida, a saúde, a alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a conivência familiar e comunitária."

E assim o Projeto oportuniza a meninos e meninas com idade entre 09 e 18 anos, sem custo a participação em suas atividades, onde a criança ou o adolescente definirá seus objetivos como aluno, atleta ou monitor, tendo uma gama de atividades esportivas, sociais e ambientais.

As atividades do projeto oportunizam aos participantes ações esportivas de lazer e competição na modalidade canoagem bem como dispõe a seus alunos de jogos de equipe, educacionais e recreativos dando ao aluno a opção de querer ou não ser um atleta, como um forma de permitir a seus alunos que vejam na canoagem uma modalidade esportiva de socialização e lazer e não apenas direcionada a formação de atletas deste esporte olímpico.

Em suas ações ambientais o aluno da ACCE convive com o ecossistema através da realização de travessias, trilhas, acampamentos e grupos de estudo, aprendendo sobre a temática ambiental de uma maneira prática, aventureira e muito divertida.


Unir crianças e adolescentes de diferentes culturas tem sido uma gratificante experiência e um ponto forte do Projeto contribuindo com Clubes de Serviço, Prefeituras, Defesa Civil e com outros projetos  beneficiando a comunidade e fomentando em seus alunos a solidariedade que impressiona pela dedicação dos mesmos nestas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário